Quando você pensa em marketing digital, fica perdido sem saber por onde começar?
Pra entender a importância desse trabalho e como estabelecer uma estratégia eficiente, é preciso compreender que a necessidade de fazer marketing digital existe, justamente porque vender produtos e serviços não se trata simplesmente de coloca-los a disposição das pessoas.
Quando você pensa em marketing digital, fica perdido sem saber por onde começar?
Pra entender a importância desse trabalho e como estabelecer uma estratégia eficiente, é preciso compreender que a necessidade de fazer marketing digital existe, justamente porque vender produtos e serviços não se trata simplesmente de coloca-los a disposição das pessoas.
Pois é, assim fica mais fácil estabelecer que o marketing digital eficiente não se trata apenas de divulgação. Mas sim, de se destacar entre a concorrência de maneira inteligente e útil. Criando para uma marca ou produto, uma postura de autoridade, que a coloque como referencia no segmento em que opera.
Mas são tantas empresas, tantos produtos, como mostrar diferenciais atraentes, quando todas as empresas estão tentando fazer a mesma coisa?
Abuse do marketing digital inteligente.
Para se destacar e ser escolhido pelo seu público em meio a tantas opções, é necessário usar estratégias elaboradas cuidadosamente, para antes de qualquer coisa, captar a atenção de seu potencial cliente.
Afinal, como se não bastasse a quantidade absurda de novas empresas que abrem as portas todos os dias, hoje, o consumidor pode realizar pesquisas de mercado com muito mais facilidade do que há alguns anos atrás, e assim encontrar, em poucos segundos, uma porção de respostas para as suas necessidades.
E é justamente as pesquisas feitas pelo seu cliente, que vão ajudar você a fazer um marketing mais inteligente, voltado para o que o seu público precisa, e o melhor, se colocando como solução para essas buscas.
O problema é que o marketing digital possui tantas facetas que pode ser difícil, pra quem não está familiarizado com o conceito, começar a construir suas próprias estratégias. Por isso, preparamos um apanhado de soluções que vão ajudar você a começar o seu marketing a partir do zero, e alcançar resultados incríveis para a sua empresa.
Atente para os pontos que já vamos abordar:
- Persona
- Dor
- Estratégia
- Funil
Quem é a persona?
Marketing digital não é bradar uma notícia aos quatro ventos.
Mas como fazer isso? Como falar de modo eficaz e direcionar o seu marketing para a pessoa certa? Bem, pra conseguir isso é preciso entender quem é o seu cliente, ou como chamamos: A “persona”.
Para entender quem é a persona que se identifica com o seu conteúdo, pesquise a faixa etária das pessoas que andam visitando a sua página ou site, identifique gênero, profissão, classe social, interesses.
O Google também pode te ajudar a obter esse tipo de informação, caso você ainda não tenha um site operante. E há algumas plataformas que podem oferecer ferramentas para ajudarem você a descobrir a sua persona.
Dessa maneira fica mais fácil dar um rosto e personalidade ao público que representa de fato o seu cliente, e então oferecer conteúdo otimizado, que não apenas solucione seus problemas e o instrua, como também gere identificação, falando a linguagem do seu público de maneira muito mais natural e eficiente.
Para fazer um bom marketing digital é necessário direcionar o seu discurso para um determinado público, de modo que as suas informações possam servir perfeitamente para solucionar as dores desse público.
Dor ?
No marketing de conteúdo e digital, entende-se por “dores”, as motivações que fazem com que o seu cliente pesquise determinada palavra no Google.
Por exemplo: Um site de academia, pode receber mais visitas se se propor a solucionar as dores de seus potenciais clientes, oferecendo conteúdo que responda ás suas necessidades de busca, que podem ser “Emagrecimento saudável”.
Com mais visualização, os banners de produtos como suplementos e cursos, recebem mais atenção e as chances de venda, é claro, aumentam.
Estratégia
Depois de identificar a persona, e entender as suas dores, é hora de estabelecer uma estratégia de vendas baseada nos objetivos da sua empresa. Por exemplo: Vender mais, obter patrocínio, gerar mais visualizações.
No entanto, a estratégia de marketing deve abranger a captação do interesse da sua persona, e pra isso é possível usar os seguintes canais:
- Redes sociais
Páginas no facebook com postagens diárias, conteúdo sempre atualizado e que gere interesse de compartilhamento. O que aumenta o alcance das suas postagens de maneira gratuita. É claro que também pode ser muito interessante investir em postagens patrocinadas, e nesse caso, o sucesso é certeiro.
Outras redes sociais também pode representar excelente investimento, como o Instagram, por exemplo.
Lembre-se que, antes de qualquer coisa, é necessário entender em quais dessas redes a sua persona passa mais tempo navegando.
- Vídeos
Vídeos têm um forte potencial de gerar identificação com o seu público e aumentar as vendas diretamente, isso porque uma das barreiras que afastam clientes na hora de adquirir um produto de uma empresa desconhecida, é o ar de distância que essa marca pode causar.
Quando há um rosto por trás desse trabalho, fica mais fácil confiar no produto que está sendo oferecido. Sem contar que o youtube é uma plataforma que transforma todo conteúdo em um potencial captador de leads. Afinal de contas, vídeos postados no youtube são atemporais e aparecerão para os usuários sempre que houver buscas relacionadas ao tema.
- Blog Posts
Os Blog Posts também são excelentes para angariar seguidores, atrair público e se posicionar como autoridade no seu nicho. Mas há um porém, é que para fazer postagens regulares e que de falto causem o efeito necessário é importante se aprofundar mais nas questões que envolvem a produção desse conteúdo, já que elas dependem de regras muito específicas. Algumas delas são:
- Relevância
- O conceito de SEO
- Exclusividade dos artigos
- Formatação dos textos.
Funil de vendas
O funil de vendas é um conceito que organiza em forma de pirâmide invertida, as várias etapas do marketing digital.
Se chama assim, porque essas etapas se afunilam até a venda concluída, e no topo do funil, a parte mais larga, está o grande público, que precisa receber maior atenção na montagem das suas estratégias de marketing.
Ainda assim, cada etapa do funil merece a produção de conteúdo específico, da seguinte forma:
- Conteúdo que solucione especificamente os problemas da persona.
- Conteúdo que posicione a empresa como uma das soluções.
- Esclarecimentos a respeito do produto ou serviço vendido.
Apesar de o funil representar uma estrutura estática, é importante lembrar que o marketing digital precisa estar sempre em movimento, e assim o seu conteúdo precisa ser constantemente atualizado.
Como colocar o marketing digital pra funcionar?
Pra colocar tudo isso em funcionamento, tenha plataformas dispostas a receber o seu conteúdo. O site da sua empresa, por exemplo, pode ter uma página específica para receber os Blog Posts. Mas também é interessante criar perfis nas redes sociais, para que a sua empresa possa ser encontrada nesses ambientes.
Para que as suas postagens recebam a atenção que merecem, fique atento ao horário em que elas são postadas e nunca deixe de buscar mais conhecimento a respeito da produção de conteúdo.
Afinal de contas, a sua persona pode se interessar por vários assuntos de maneira cíclica, e é essencial oferecer um marketing de conteúdo que converse com essas necessidades em cada um desses momentos.